Objetivo: A venda de empresa dever ser planejada e preparada. Diversos aspectos devem ser revisados e ajustados antes de vender a empresa.
O processo de venda de uma empresa depende de diversos fatores, mas um é comum em todos: “a venda da empresa não ocorre quando o empresário pretende, mas sim quando a empresa está em condições de ser vendida”.
Estar bem preparado ajuda a explicar a razão de ser um bom negócio e o porquê do valor pretendido. A explicação deve ser devidamente fundamentada e cuidadosamente preparada. Uma empresa limpa e cuidada, preparada para o futuro, facilita muito no processo de venda.
Auxiliar na definição do momento certo de Vender – O momento mais oportuno para vender é quando há uma clara expansão econômica ou crescimento dos produtos ou dos serviços ligados, direta ou indiretamente, ao negócio. Já um ciclo de recessão (na procura do produto ou dos serviços) desvaloriza a empresa e diminui o interesse do comprador.
É comum encontrar empresários que se envolvem demasiado, emocionalmente, durante o processo de negociação. Já do outro lado, os compradores de empresas, encaram o mesmo processo com mais naturalidade, vendo a aquisição da empresa com mais objetividade do que quem vende. O mesmo é dizer que para quem compra o importante são “os números”, o desempenho financeiro inerente à empresa e os fatores econômicos do mercado em que esta atua.
Acima de tudo, os compradores querem sentir-se confortáveis no negócio e saber que não existem problemas ou que não haverá surpresas quando da aquisição. Importa-lhes sentirem-se seguros e terem confiança no vendedor, de quem esperam honestidade e transparência.
Resumo do trabalho: O trabalho consiste em levantar aspectos abaixo mencionados. Revisar tudo com o olhar do comprador e criar um plano de ação para organizar e ajustar todas as áreas que apresentem necessidade de melhoria.
Dívidas da empresa (passivo) – É mais fácil a empresa ser vendida sem dívidas, ou o negócio ser apresentado dessa forma. É a forma mais comum de um comprador comprar uma empresa. Aspectos Legais e ambientais- Prepara todos documentos legais para facilitar aos potenciais compradores, poderá facilitar o negócio. Assim, evitam-se atrasos durante a negociação.
Registro de Marca(s), Licenças, Contratos, Alvarás, Processos Judiciais, Concessões, Certidões das Finanças, Segurança Social e Banco central são exemplos de documentos normalmente necessários.
Contabilidade -Todos os registros financeiros, como livros fiscais e contábeis, devem estar atualizados e em ordem.
Ativos, Equipamentos e Estoques – É preciso considerar todas as existências na empresa, mencionando a quantidade, o custo, o valor, a idade, as condições e os contratos existentes.
Recursos Humanos – O quadro dos trabalhadores da empresa deve ser divulgado com toda a transparência. E, caso a negociação esteja bem encaminhada, importa que também os colaboradores, sobretudo os principais, saibam das intenções da empresa para evitar transtornos e surpresas depois do negócio consumado.
Momento de fazer: O momento ideal é antes de o empresário fazer o Valuation (Calculo do valor da empresa). Fazer a preparação antes é importante, porque ajuda a melhorar o valor, auxilia o processo de valorização e prepara a empresa para o Due Diligence que é a auditoria feita pelo potencial comprador. Quanto mais organizada e transparente estiver a empresa, mais segurança será passada ao comprador e maior a chance do negócio ser fechado.
Pré-requisitos: Ter intenção de vender o negócio.
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