Project Information

Consultoria na Elaboração de Planejamento Orçamentário e Implantação de Gestão Orçamentária

Objetivo: É avaliar com antecedência e calma os números e dados da empresa, decidir que caminhos tomar e planejar o próximo exercícios considerando as alternativas para atingir os melhores resultados. Além disto, estabelecer uma rotina mensal de Reporting onde os dados do mês são comparados com o orçamento e ações são tomadas para ajustar os desvios. 

Resumo do trabalho: A Martins e Reis, junto com a equipe de contabilidade e gerencial do cliente, faz um levantamento detalhado das informações do ultimo exercício. Depois, seguindo a metodologia da Martins e Reis, elabora com está mesma equipe os orçamentos mensais das diversas áreas da empresa.

Para facilitar o processo, este planejamento pode ser dividido em algumas fases. Para cada uma delas, é preciso responder às seguintes questões:

Premissas Macro Econômicas e Estratégicas: Nesta fase são discutidos e aprovados os indicadores macroeconômicos que vão interferir diretamente no orçamento e no dia a dia da empresa no próximo ano. Também são discutidos e aprovados índices estratégicos, tais como crescimento em vendas e outros.

Plano de Marketing e Vendas: Como serão as vendas, de quais produtos, a quais valores? Para que regiões? Como eles serão divulgados e distribuídos e como será o comissionamento da equipe comercial e como serão os fretes?

Plano de RH: O que precisa ser feito para capacitar os colaboradores da empresa? Com quantos e quais recursos teremos que contar? Em algum momento teremos que contratar mais gente ou faremos horas extras? Ou ainda, aumentaremos um turno? Quanto custará cada uma dessas alternativas? Como reter os melhores talentos? Quanto custará?

Plano Industrial/Estoque: tenho capacidade de produção? Se precisar, consigo aumentá-la? Qual o tamanho ideal do meu estoque? Consigo aumentar o prazo de pagamento aos meus fornecedores? Que impacto isso terá no meu caixa? E na necessidade de capital de giro?

Plano de TI: Como está o parque de tecnologia da empresa? Serão necessárias novas aquisições de computadores, acessórios e servidor? É necessário um plano de segurança de informação? Quais softwares devo adquirir?

Tendo todos esses planos bem detalhados, a etapa final é juntar todos os valores em um único plano, o Financeiro. Esse é o seu planejamento orçamentário. Podem-se manter essas categorias de gastos (Marketing, RH, Industrial e TI) para facilitar a visualização e, ainda, colocar as metas gerais mês a mês, para manter controle do que já foi realizado.

Momento de fazer: O momento ideal é sempre 3 meses antes do início do exercício. Como no Brasil a maioria das empresas inicia seu exercício em janeiro o ideal é começar os trabalhos no máximo no inicio de outubro.

Pré-requisitos: Para iniciar a gestão orçamentária é necessário que e empresa tenha um mínimo de organização contábil de informações e de indicadores gerenciais. Isto é importante para que seja fácil a gestão mês a mês das informações reais e a comparação com os valores orçados

plugins premium WordPress